POR PAULO FERRAZ
Você que treina ou que está pensando em iniciar uma maratona para aumentar a massa muscular deve estar por dentro do que pode acontecer com o seu corpo. E praticar o processo correto evitando o indesejável. O catabolismo muscular é um deles.
Leia atentamente o artigo abaixo e decida por evitar problemas com a saúde e com catabolismo muscular. Sua aparência pode melhorar (e muito) com o trabalho muscular. Porém sua qualidade de vida é mais importante do que qualquer estética diante do espelho.
Mas o Que Realmente é Catabolismo Muscular?
Segundo a definição geral, Catabolismo Muscular é o desgaste excessivo da musculatura quando o indivíduo exagera na atividade física ou cria o hábito da má alimentação. Mais uma comprovação de que tudo em excesso faz realmente mal. Ter um corpo definido e malhado é bonito e pode ser saudável. Porém se não se atenta à frequência e intensidade, o exercício físico pode deixar de ser benéfico para proporcionar a degradação da massa corpórea.
O metabolismo de nosso corpo é dividido em dois estágios de resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo muscular. O anabolismo ocorre com a construção de moléculas a partir de outras, proporcionando a regeneração e crescimento de músculos. Consegue-se este resultado quando o atleta busca a ajuda de um profissional competente para realizar os treinos da maneira correta. Assim ele consegue ganhar massa muscular.
Ou seja, o anabolismo acontece quando se ingere nutrientes adequados antes e após os treinos na academia, de maneira disciplinada. Pode ser os carboidratos e os alimentos ricos em proteínas. Ou os habituais suplementos, indicados pelo profissional que lhe acompanha.
Efeito perverso
O efeito oposto chama-se catabolismo muscular. Os músculos não respondem adequadamente e a saúde do indivíduo é comprometida. Acontece com quem começa a fazer academia sem uma preparação. Seja por conta própria ou o uso de medicamentos sem indicação médica.
Para reverter os efeitos do catabolismo muscular, o processo pode ser dolorido e demorado. Pois ninguém consegue músculos maravilhosos de um dia para o outro. É normal sentir câimbras e dores por todo lado. Na maioria dos casos é preciso ter o apoio de um fisioterapeuta e até injeções nos músculos.
Sem exageros, pode-se dizer que o catabolismo atrofia os músculos e tecidos, pois se o indivíduo “pega pesado” demais nos treinos e não dá tempo para os músculos descansarem, sobrecarrega os membros e não repõe a energia necessária para que o organismo funcione normalmente.
Tratamentos
Algumas clínicas, recebem clientes que enfrentam o problema o catabolismo muscular e aplicam a eles uma dieta detox e elaboram séries de exercícios realmente eficazes e pouco invasivos para mostrar ao corpo as atividades favoráveis. Além disso investem no relaxamento com massagens corporais, acupunturas e sessões de alongamento. Melhor do que remediar, é prevenir os problemas com o auxílio de profissionais desde o primeiro dia de treino para ganhar massa muscular, impedindo efeitos colaterais negativos.
Para evitar qualquer lesão ou criar hábitos prejudiciais a saúde, o primeiro passo é procurar um acompanhamento profissional para que as séries de exercícios sejam mapeados de acordo com a sua estrutura, capacidade, peso e objetivo definido, evitando assim de vez o catabolismo muscular.
A alimentação deve ser balanceada e com os suplementos regrados evitando o uso desenfreado das vitaminas e riscando do cardápio qualquer tipo de medicação não supervisionada. Não caia nesta de usar anabolizantes e muito menos soluções caseiras milagrosas que você não conhece as procedências más em muito pouco tempo poderá conhecer os efeitos colaterais prejudiciais e um terrível catabolismo muscular.
0 comentários:
Postar um comentário