Sem proteínas nós não somos capazes de desenvolver, reparar ou manter músculos. As proteínas são encontradas em tecidos animais e vegetais e são feitas a partir de aminoácidos. Após consumirmos as proteínas elas são quebradas por nosso corpo novamente em aminoácidos e depois são usadas para criar novas proteínas, como músculos, enzimas e até mesmo alguns hormônios.
A proteína não é apenas importante para quem quer ganhar músculos. Pesquisas já indicaram que a ingestão diária de proteínas contribui para melhorar o sistema imunológico, facilita a cura de contusões e machucados, realça uma pele mais bonita e saudável. A necessidade de proteína no corpo humano fica atrás apenas da necessidade de água.
Mesmo que você não pratique atividade física nem seja um atleta, o consumo diário de um suplemento de proteína pode trazer inúmeros benefícios nutricionais. Porém, se você é atleta ou praticante de exercícios físicos com regularidade, o consumo de um suplemento de proteína diário, especialmente ao acordar e após a atividade física, irá trazer benefícios que não poderão ser ignorados.
Você deve concentrar sua atenção nas proteínas completas – leite e derivados, carnes, ovos, whey – pois são elas responsáveis pela construção de músculos.
As fontes proteicas completas são várias, e para compará-las em termos de qualidade foi criada a escala do valor Biológico. Essa escala mede a eficiência com qual seu corpo usa uma fonte especifica de proteína. Quando maior for o valor biológico, mais aminoácido e nitrogênio seu corpo irá reter.
A proteína tem um efeito positivo na estabilidade da insulina e dos níveis energéticos. Quando consumimos proteínas em cada uma das refeições, o açúcar do nosso sangue oscila menos. Isso pode nos ajudar a controlar o apetite e criar um ambiente proteico a uma maior perda de gordura. Além disso, a proteína fornece energia constante e prolongada. Enquanto o carboidrato proporciona combustível para nossas necessidades imediatas, a proteína nos ajuda a ter combustível a longo prazo.
Bons treinos!
0 comentários:
Postar um comentário