quarta-feira, 14 de maio de 2014

Amplitude dos exercícios de musculação

A amplitude é o grau de movimento realizado pelas articulações ao praticar um exercício. Quando o músculo parte de uma posição de alongamento até uma posição de contração máxima gera uma amplitude maior possível.  Associando uma amplitude máxima com uma velocidade moderada temos uma contração de alta qualidade permitindo assim a ativação de fibras de maneira mais completas. Você deve usar uma amplitude máxima que o músculo permite, movimentos lentos, dessa maneira estimula o músculo inteiro. A musculação exige isso seja lá qual for seu objetivo, quanto mais perfeito for o movimento mais seguro será seu treinamento.

Caso ocorra um desconforto articular ao realizar certo movimento a carga deve ser diminuída, o peso utilizado não é o que realmente importa. Ele nada mais é do que um instrumento empregado para gerar contrações musculares de alta qualidade.  Um dos erros mais comum na musculação é dá se grande importância ao peso utilizado. Muitos praticante de musculação  não esta preocupado com a amplitude do movimento e a contração muscular e, sim em levantar o maior peso possível, as custa de movimentos incompletos e curtos, alimentando do ego satisfatório de levantar muito peso, crescimento muscular que é bom... Nada.

Estudos têm confirmados, que um treino para hipertrofia é quando as fibras musculares sofrem micro lesões musculares através de carga, que permitem uma amplitude máxima e uma contração completa. A amplitude que eu defendo  é alongar ao máximo e contrair o máximo, e  não ir além do limite articular natural, isso poderia causar lesões. Em alguns exercícios você dever ter uma percepção desenvolvida para saber até onde ir. Na rosca direta, por exemplo: se você descer a barra até o final, causa um relaxamento tirando o estresse da musculatura.  Nesse caso você deve deixar o músculo esticar o máximo e contrair o máximo, sem deixar perder o estresse do músculo, sem deixar relaxar até sentir a musculatura completamente fadigada.

Muito comum nas academias às indicações do uso de 90°, isso em todos os exercícios, sem nenhuma razão logica pra isso. Se você treina usando ângulos de 90° esta treinando repetições parciais que é um método avançado de treinamento utilíssimo para outros estágios da musculação, usado por treinadores experientes para levar a série além do ponto de falha muscular momentânea. Que mais adiante falaremos dela.

Bons treinos!







0 comentários:

Postar um comentário