Encontrei um artigo na internet, este artigo, onde diz que suplemento é alimento, as proteínas. Eu, por muito tempo também venho falando da suplementação, e sua importância para garantir mudanças saudável nos corpos de atletas e praticantes de atividades físicas. É incrível quanto mais popular se torna os suplementos maior é a confusão de informação que chega até nós. Para eliminar todas as mentiras, má informação, e besteiras geral que constantemente envolve temas como suplementos, vou falar de suplemento mais consumido pelos os praticantes de atividades físicas a whey protein.
A whey protein surgiu através de um processo natural, com a separação do leite coagulado ( o soro do leite). O sub-produto do queijo que antes era jogado fora.
Com o tempo produtores passaram destinar o soro do leite aos animais, como cães e porcos. Com essa nova dieta notaram que os animais ficavam mais fortes e saudáveis.
Vendo as melhorias na performance dos animais os produtores de queijo passaram incluir o soro do leite, na alimentação, notaram realmente grandes melhoras na saúde das pessoas. Mais foi em 420 A.C que o médico Hipócrates considerado uma das figuras mais importante da medicina “o pai da medicina”, comprovou a capacidade que o soro do leite tem de melhorar a saúde.
Nas montanhas de Gais em uma aldeia na Suíça em 1749, os moradores dessa região usavam a proteína do soro do leite como tratamento alternativo de varias doença. Pessoas de várias regiões ficavam sabendo da notícia, e vinham de longes para adquirir, as propriedades da proteína do soro do leite e dos seus benefícios à saúde.
Nessa época a whey protein, que na verdade é a proteína do soro do leite era perecível e, era consumida liquida. Tinha um prazo mínimo de 10 horas para ser consumida. A whey protein em pó só veio surgir em 1915 por cientista do meio laticínio, tornando a whey protein mais fácil de ser digerida, com o poder de durabilidade maior.
Em 1930 Robert Kraft e investigadores da universidade Rutgers comissionaram investigações cientificas sobre os benefícios da whey protein descobriram um alto teor de mineral que é eficaz no tratamento da tuberculose e raquitismo.
Em 1960 cientistas desenvolveram duas técnicas para obter uma whey protein muito mais pura. Técnicas de microfiltração e técnica de ultrafiltração são técnicas onde se usa membranas de cerâmicas especiais, com poros microscópios usado para filtrar o soro do leite, é um processo completamente natural, não é usado produto químico, retirando a lactose e a gordura, sem perder seu valor biológico, se obtém a whey concentrado. Sendo muito usado pelos grandes bodybuilding da época.
Em 1980 um processo mais avançado é criado. A microfiltração crossflow nesse processo os poros das cerâmicas são ainda menores quando ocorrem esses dois processos em seguida temos a whey hidrolisado.
Em 1993 é lançado mo mercado a whey protein instantâneo de vários sabores, foi uma revolução no mundo dos esportes. No meso ano ocorre à segunda conferencia internacional de whey protein em com a presença de 24 países chegaram um consenso de sete benefícios da whey protein efeito ant-tumorias e benefício na supressão do apetite, também é lançado a whey isolado. Entra a whey protein isolado microfiltrado 100% hidrolisado por reações enzimáticas de quimiotripsina-tripsina o deixando o produto com altos níveis de glicomacropeptídeos e imunoglobulina.
Hoje graças à ciência temos o soro do leite em pó, à nossa famosa whey protein com todo seu valor biológico intacto, ao alcance de todos. A whey protein vem sendo usada em muitos países para melhorar a saúde, fundamental para todos os seguimentos nutricionais, para melhorar o desempenho de praticantes de atividade física, como complemento alimentar para crianças e adolescentes, para pessoas que busca uma vida saudável e equilíbrio nutricional.
No bodyduilding a whey protein vem sendo usada para complementar a dieta há muito tempo, já fazia seu uso, Arnold Schwarzenegger, Franco Columbu, Lee Haney e outros. A whey protein é indicada para ganhos de massa muscular. Por possuir um valor biológico alto, que ajuda manter o balanço de nitrogênio positivo. Sendo indicada também para emagrecer e para aqueles querem ter uma vida saudável; e necessita que alimente de em 3 ou 4 horas.
Para quem trabalha é muito difícil, levar peito de frango, ovos, peixe, carnes magras para o trabalho, e nem pretende alimentar de sanduíches, dos pasteis engordurados, do pão com salame das lanchonetes. É ai que entra a whey protein, por ser muito prático, fácil de transportar basta diluir na água e tomar. E, terá um lanche protéico nutritivo, podendo ser usado como lanche da manhã, da tarde, ou antes, e após os treinos.
Hoje proteína do soro do leite ou whey protein não perde nada em relação às outras proteínas, apesar de ser um subproduto do queijo, não perde nada para ele. Com esse salto da ciência, temos uma proteína superior a do ovo. Essa é a historia da whey protein.
Saúde!